Reforço negativo: O reforço negativo adiciona um elemento de punição ao ambiente, e assim que o objetivo é alcançado esse elemento é retirado do ambiente, e passa a idéia de obrigação.
Punição: A punição pode ser confundida com o reforço negativo, mas a diferença é que ela é aplicada para que um comportamento seja extinto. Quando a consequência reduz a probabilidade de repetição ela é chamada de punidora, mas só pode ser definida quando estudamos seus efeitos. Os doces podem ser recompensas ou punição de acordo com o gosto pessoal da criança, brincar sozinho pode ser recompensa se a criança não gosta de brincar em grupo. Diferenças de gêneros ou cultura podem definir ações como reforço positivo ou negativo.
Extinção de comportamento: A extinção de comportamento acontece quando o estímulo condicionado deixa de ser relevante a uma resposta, por exemplo, se Pavlov depois das experiências com os cães somente tocasse a campainha, depois de um tempo, o som da campainha depois de um tempo não seria condição para que os cães salivassem.
Dentro dos assuntos Condicionamento Clássico e Operante, qual a melhor atitude de ação disciplinar a se tomar contra um funcionário?
Bom, em minhas experiências como gerente, quando um funcionário não exercia suas tarefas com excelência, colocava por dias a executar as tarefas de início de contrato, limpeza e arrumação de produtos.
Pesquisa de campo: durante uma semana fazer um experimento em ambiente a escolher. O objetivo será promover a mudança de comportamento e observar esse processo, deverá usar um estímulo que desencadeie mudanças. Utilizar estímulos solidários (abraços, gentilezas, cuidados, cumprimentos, presentes). A tarefa consiste em observar, identificar e registrar quais foram as mudanças de atitudes e de comportamento ocorridos na pessoa escolhida.
Na próxima publicação vou colocar minha experiência para vocês.
Abraços, Cèci Carvalho.
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