domingo, 17 de novembro de 2013

Aplicação de Aprendizagem


          O que se pode aprender durante o condicionamento? 

          O que se aprende quando se condiciona uma resposta é uma associação entre estímulo e uma resposta. Os respondentes são normalmente ligados a estímulos elicitantes; os operantes, a determinado conjunto de consequências. A associação poderia ser adquirida porque os estímulos e as respostas acompanham-se uns aos outros num tempo muito curto, posição conhecida como " teoria da contiguidade ", isto é, os sentimentos de prazer ou satisfação do organismo são formados e os outros não o são.

          No condicionamento operante uma pessoa poderia aprender que se comportar educadamente traz aprovação.





Condicionamento Clássico



Condicionamento Operante

Estímulos


Associação entre estímulos neutros e incondicionados.

O comportamento é acompanhado de consequências positivas.

Natureza do


Comportamento


Reflexos, respostas automáticas.



Comportamentos adquiridos, aprendidos.

Tipo de resposta


Involuntária.



Voluntária.


Papel do sujeito


Passivo; o comportamento do

sujeito é mecânico.



Ativo, o sujeito opera para obter satisfação e evitar a dor.


Tipo de Aprendizagem


A aprendizagem faz-se por

associação de estímulos.



A aprendizagem faz-se por reforço (positivo ou negativo).







"elicitar", o mesmo que eliciar.
"eliciar",verbo transitivo
1. Fazer sair. = EXPULSAR
2. Pronunciar exorcismos para expulsar .demônios ou espíritos do corpo de. = ESCONJURAR, EXORCIZAR
3. Conseguir obter resposta ou informação.
4. Conseguir determinada reação.
   http://www.priberam.pt/DLPO/eliciar [consultado em 01-12-2013].

"contiguidade", substantivo feminino
1. Estado de coisas contíguas.
2. Proximidade, vizinhança.
http://www.priberam.pt/DLPO/contiguidade [consultado em 01-12-2013].



Abraços, até a próxima, Cèci Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário