sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Condicionamento Operante

         Edward Lee Thorndike (1874-1949), usava uma caixa de madeira para entender como os gatos aprendiam, ele cronometrava o tempo que o gato demorava para abrir o trinco da caixa ao sentir o cheiro de comida que era deixada do lado de fora. No início o gato demorou a descobrir como abrir o trinco, e a cada tentativa agia mais rápido até sair da caixa quase que repentinamente. Thorndike teorizou que as respostas que produziam consequências satisfatórias, foram "escolhidas" pela experiência e portanto, aumentaram de frequência.

         Um elemento essencial do condicionamento operante é a consequencia que sucede o comportamento, o gato obtém liberdade ao abrir o trinco da caixa. A consequência estimula a repetição e são chamadas de reforçadoras. Quando a consequência reduz a propabilidade de repetição ela é chamada de punidoras, que ocorreria se o gato encontrasse um cachorro ao sair da caixa.

         
          Os psicólogos contemporâneos se referem a essas influências, reforçadoras e punidoras, como o princípio do reforçamento.

          No condicionamento clássico,a resposta é involuntária a um estímulo, no condicionamento operante a resposta é voluntária. 

          No condicionamento clássico, o resultado não depende das ações do sujeito, já no operante com certeza depende.
          Enquanto o condicionamento clássico influiencia a mudança de opiniões, definindo gostos e objetivos, o condicionamento operante influencia nas mudanças de comportamento de acordo com o objetivo.



          Abraços, Cèci Carvalho.

Morris, Charles G./ Maistro, Albert A., INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

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