terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TEORIA DA EXISTÊNCIA, RELACIONAMENTO E CRESCIMENTO (E.R.C) – CLAYTON ALDERFER

          A motivação empresarial é importante, pois a liderança aliada à motivação resulta em sucesso no ambiente de trabalho, através dela podemos entender e identificar a capacidade de cada membro da equipe de trabalho.  


          Segundo Clayton Alderfer, o homem é motivado por três classes de necessidades, disposta da seguinte maneira:

               Necessidades existenciais: 
          São as necessidades fisiológicos fundamentais à sobrevivência (água, ar, sono) e as necessidades materiais (bens, família, segurança física). Essas necessidades são encontradas nos dois primeiros níveis da pirâmide de Maslow.


               Necessidades de relacionamento: 
          É a motivação de manter as relações interpessoais, comprometimento com as pessoas que nos cercam. São as necessidades encontradas no terceiro e quarto patamar da teoria de Maslow. 


               Necessidades de crescimento:
          É a necessidade de crescimento pessoal ou auto-realização, mostrando criatividade e trazendo soluções de problemas.

           Diferente de Maslow, Alderfer reconhecia as necessidades, mas não como hierarquia, de forma que uma não dependia da execução da outra para que pudesse ocorrer, onde as três teorias estão num mesmo patamar, funcionam juntas e precisam ser realizadas ao mesmo tempo para uma motivação eficaz.



          A motivação impulsiona o colaborador a ter compromisso e responsabilidade dentro da organização, levando-o a resultados positivos, onde os interesses do colaborador e organização se satisfazem e o cliente é o maior beneficiado, pois recebe atendimento/produto de qualidade, além de que ao trabalhar em um ambiente motivado, as pessoas interagem melhor entre si e se sentem bem e mais motivado ainda a executar suas tarefas.


         Para alcançar a satisfação profissional, precisa-se amar o que faz e buscar alcançar os objetivos propostos desempenhando as atividades com excelência.

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